domingo, 18 de maio de 2014

PAZ EM CASA



PAZ EM CASA
Em qualquer casa onde entrardes, dizei antes: “paz seja nesta casa” (Lucas 10:5)
Compras na terra o pão e a vestimenta, o calçado e o remédio, menos a paz.
Dar-te-á o dinheiro residência e conforto, com exceção da tranqüilidade de espírito.
Eis porque nos recomenda Jesus venhamos a dizer, antes de tudo, ao entrarmos numa casa “paz seja nesta casa”.
A lição exprime vigoroso apelo à tolerância e ao entendimento.
No limiar do ninho doméstico, unge-te de compreensão e de paciência, a fim de que não penetres o clima dos teus, à feição de inimigo familiar,
Se alguém está fora do caminho desejável ou se desgostam arranjos caseiros, mobiliza a bondade e a cooperação para que o mal se reduza.
Se os problemas te preocupam ou apontamentos te humilham, cala os próprios aborrecimentos, limitando as inquietações.
Recebe a refeição por bênção divina.
Usa portas e janelas, sem estrondos brutais.
Não mova objetos, de arranco.
Foge à gritaria inconveniente.
Atende ao culto da gentileza.
Há quem diga que o lar é ponto do desabafo, o lugar em que a pessoa se desoprime. Reconhecemos que sim; entretanto, isso não  é razão para que ele se torne em praça onde a criatura se animalize.
Pacifiquemos nossa área individual para que a área dos outros se pacifique.
Todos anelamos a paz do mundo; no entanto, é imperioso não esquecer que a paz do mundo parte de nós.


Emannuel  - Chico Xavier

sexta-feira, 16 de maio de 2014

Francos Progressos

"Ontem era o carro de boi, hoje é o automóvel...
Ontem era a luz de vela, hoje é a luz de Edson, ou luz elétrica...
Ontem era a carta entregue pelo emissário a pé, hoje é o e-mail...
Ontem era a dissecação, hoje é o raio X, o ultrasom...
Ontem era somente o homem, os animais e os vegetais, hoje são as bactérias, os vírus...
Ontem era apenas a Terra como centro do Universo, hoje é apenas um planeta entre os demais do sistema solar, que por sua vez é parte da Via Láctea, e que por sua vez é parte de outros sistemas galaxiais...
Ontem combatia-se ferrenhamente a vida além túmulo, hoje reconhece-se que os espíritos estão aí, se comunicando, dando o seu recado e provando que são tão vivos como nós.
(A Vida no Planeta Feliz, p. 125 - Euríclides Formiga.)

quarta-feira, 14 de maio de 2014

"A harmonia é tudo para a música".

A valorização dos ritmos musicais nos meios terrenos é, via de regra, uma consequência das paixões terrenas, correspondendo a uma sintonia de baixas frequências - ou ondas longas, à medida no entanto, que essas paixões diminuem, surgem os apelos emocionais e dá-se preferência às composições melodiosas, ou à melodia da música, correspondendo a uma sintonia de ondas medianas; quando a percepção do Espírito torna-se um pouco mais refinada, ou menos afoita de emoções e apelos sentimentais, indo de encontro ao conhecimento, à investigação  mais profunda dos estados d'alma e à admiração, amor e respeito pela natureza e pela vida, a melodia por si só já não lhe basta, é necessário algo mais. E, na música, esse algo chama-se simplesmente  harmonia, correspondendo às frequências de ondas curtas.

Todas essas frequências de onda - longa, mediana e curta - são emanações da atividade inteligente e sentimental do homem, ou do Espírito, que através do pensamento, sentimento e emoções entram em sintonia com faixas específicas da banda musical.
(A Vida no planeta feliz, Euricledes Formiga, p. 26)




sábado, 10 de maio de 2014

MUITAS MORADAS NA CASA DE MEU PAI.


Do ensinamento dado pelos Espíritos, resulta que os diversos mundos estão em condições muito diferentes uns dos outros quanto ao grau de adiantamento ou de inferioridade de seus habitantes. Entre eles há os que seus habitantes são ainda inferiores aos da Terra, física e moralmente; outros estão no mesmo grau, e outros lhe são mais ou menos superiores em  todos os aspectos. Nos mundos inferiores, a existência é toda material, as paixões reinam soberanamente, e a vida moral é quase nula. Á medida que esta se desenvolve, a influência da matéria diminui, de tal sorte que, nos mundos mais avançados, a vida, por assim dizer, é toda espiritual.


(O Evangelho Segundo o Espiritismo, cap. III, ítem 3)

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Às vésperas do Consolador

ade

Meus irmãos, após paciente e laboriosa espera de quase dois mil anos, é chegada a hora de se concretizar a promessa do Cristo em relação ao Consolador!
Diversos companheiros nossos que através dos séculos  provaram ser fiéis à mensagem do Senhor já se encontra a postos na carne...Por menores sejam suas possibilidades, nenhum deles será descartado porque na construção do imenso edifício espiritual  do qual lançaremos as balizas, necessitaremos de quem se disponha anonimamente a trabalhar nos seus alicerces!
Esta, igualmente será a hora da oportunidade de redenção para muitos que ainda, jazem de consciência comprometida com a Lei. Alguns de vós, devidamente tutelados por diversos auxiliares mais habilitados, seguirão adiante, abrindo caminho e chamando a atenção dos homens para as  realidades do Espírito Imperecível.
Na atualidade terrestre, vários movimentos estão sendo desencadeados na vida social do planeta, ensejando ao homem uma nova etapa em sua evolução. Em todos os setores, inclusive no mundo científico, registra-se um progresso sem precedentes, preparando o  Orbe para que, amanhã, ele se eleve na hierarquia dos mundos.
Não podemos, consentir, contudo que o homem permaneça a merce de um espiritualismo excessivamente dogmático e de uma ciência apenas centrada na matéria.
Fé e Razão, doravante, deverão caminhar unidas e, executando a vontade do Senhor, este será o nosso trabalho.
-Lançar os fundamentos de uma Doutrina que se baseie na Fé Raciocinada!
-Irmãos, estai atentos, afastando-se de tudo quanto não convirja para os ensinamentos do Cristo, em Espírito e Verdade!  Não vos deixeis iludir por teorias brilhantes, não compromissadas com a caridade, que haverá ser o penhor da nova Revelação! O nosso pálio, por ordem expressa  Daquele que é o Verbo Divino, trará como legenda as luminosas palavras: "Fora da Caridade não há Salvação"! Portanto, procurai, sobretudo primar pelo amor uns aos outros, porque  Ele nos disse: "Nisto conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns aos outros"...
(Nos céus da  Gália - Carlos Baccelli, Irmão José - p.256) Mensagem de João-o Batista