domingo, 29 de dezembro de 2013

O PENSAMENTO

Em matéria de mediunidade, não nos esqueçamos do pensamento.
Nossa alma vive onde se lhe situa o coração.
Caminharemos, ao influxo de nossas próprias criações, seja onde for.
A gravitação no campo mental é tão incisiva, quanto na esfera da experiência física.
Servindo ao progresso geral, move-se a alma na glória do bem. Emparedando-se no egoísmo, arrasta-se, em desequilíbrio, sob as trevas do mal.
A Lei Divina é o Bem de todos.
Colaborar na execução de seus propósitos sábios é iluminar a mente e clarear a vida. É indispensável ajuizar quanto à direção dos próprios passos, de modo a evitarmos o nevoeiro da perturbação e a dor do arrependimento. Nos domínios do espírito não existe a neutralidade.
Evoluímos com a luz eterna segundo os desígnios de Deus, ou estacionamos na treva, conforme a indébita determinação do nosso "eu".
Não vale encarnar-se ou desencarnar-se simplesmente. Todos os dias, as formas se fazem e se desfazem.
Vale a renovação interior com acréscimo de visão, a fim de seguirmos à frente, com a verdadeira noção de eternidade em que nos deslocamos no tempo.
Pensamos e imprimimos existência ao objeto idealizado.
A resultante visível de nossas cogitações mais íntimas denuncia a condição espiritual que nos é própria, e quantos se afinam com a natureza de nossas inclinações e desejos aproximam-se de nós pelas amostras de nossos pensamentos.
Se persistimos nas esferas mais baixas da experiência humana, os que ainda jornadeiam nas linhas da animalidade nos procuram, atraídos pelo tipo de nossos impulsos inferiores, absorvendo as substâncias mentais que emitimos e projetando sobre nós os elementos de que se fazem portadores.
Imaginar é criar.
E toda criação tem vida e movimento, ainda que ligeiros, impondo responsabilidade à consciência que a manifesta. E como a vida e o movimento se vinculam aos princípios de permuta, é indispensável analisar o que damos, a fim de ajuizar quanto àquilo que vamos receber.
Vigiemos o pensamento, purificando-o no trabalho incessante do bem, para que arrojemos de nós a grilheta capaz de acorrentar-nos a obscuros processos de vida inferior.
É da força viva da ideia que saem as asas dos anjos e as algemas dos condenados.
Pelo pensamento, escravizamo-nos a troncos de suplício infernal, sentenciando-nos, por vezes, a séculos de peregrinação nos trilhos da dor e da morte.
(Nos  domínios da Mediunidade, pág. 138)
 

Um pequeno gesto

Início de um ano novo, mensagens de boas ações e fraternidade em todos os lugares. As pessoas se tornam mais sensíveis a demonstrar seus sentimentos e doar gestos de carinho e solidariedade.
As felicitações natalinas e desejos de bom ano novo estão em todos os cantos. A aura do planeta se modifica, tornando-se mais sutil e leve. E se conseguíssemos manter esse espírito de fraternidade todos os dias do ano, nos ajudando mutuamente, exercendo a justiça social, a ética e o respeito às pessoas e à natureza, não nos esquecendo que um pequeno gesto, um sorriso, um carinho, um perdão fazem toda a diferença em nossas vidas.
(Rosani Beraldo Leite)

quarta-feira, 25 de dezembro de 2013

A vivência do Evangelho

Evangelho em sua significação, levar a Boa Nova, trazido por Jesus a dois milênios, época  que  o mundo desconhecia, ou mesmo praticava pouco, onde a crueldade era fato aceitável, fazendo parte do cotidiano, a mensagem redentora, confortadora de corações sofridos, foi como uma chuva refrescante nas almas condoídas pela exploração das instituições políticas e religiosas de governantes  impiedosos e fanáticos pelo poder e riqueza.
Nos dias atuais, embora tenhamos desenvolvido as ciências tecnológicas, o acesso de muitos à educação, a possibilidade de ascensão social, ainda vivemos num mundo desconfortável moralmente, doente do espírito, carente de igualdade e fraternidade entre todos.
Não tem como termos o sentimento de plena satisfação e felicidade diante da humanidade com os extremos da pobreza que assola muitos países levando multidões à vida indigna e mesmo à morte, e de outro lado,  poucos, a opulência material, na maioria das vezes à custa da exploração ou usurpação dos direitos do povo.
A mensagem do Evangelho é simples: Amar o próximo como a ti mesmo".
Quando aprendermos, mesmo que através do sofrimento, o verdadeiro sentido da moral cristã, que é o amor incondicional, é que teremos o Reino dos Céus em nossos corações.
A justiça divina se faz em todos os lugares, e a cada um segundo a sua obra.
Vibremos pelo amor universal, através dos bons pensamentos, da tolerância e compreensão, no acolhimento daqueles que ainda são crianças espirituais.
Que Deus nos abençoe.

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

O que é um psicoscópio?

 

Minúsculo aparelho utilizado no plano espiritual destinado à auscultação da alma, com o poder de definir-lhe as vibrações e com capacidade para efetuar diversas observações em torno da matéria. Funciona à base de eletricidade e magnetismo, utilizando-se de elementos radiantes, análogos na essência aos raios gama. É constituído por óculos de estudo, com recursos disponíveis para a microfotografia. 

(Nos Domínios da Mediunidade, pág.23)

                                                  

  

  

                                                

 

 


 

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

A cada qual segundo suas obras

O túmulo é porta à renovação , como o berço é acesso à experiência, o estágio no Planeta é uma viagem com destino às estações do Progresso Maior.
Cada criatura com os sentimentos que lhe caracterizam a vida íntima, emite raios específicos e vive na onda espiritual com que se identifica.
Sem noção de responsabilidade, sem devoção à prática do bem, sem amor ao estudo e sem esforço perseverante em nosso próprio burilamento moral é impraticável a peregrinação libertadora para os Cimos da Vida.
Cada médium com sua mente, cada mente com seus raios, personalizando observações e interpretações.
E conforme os raios que arremessamos, erguer-se-nos-á o domicílio espiritual na onda de pensamentos a que nossas almas se afeiçoam.
Isso em boa síntese, equivale a repetir com Jesus: A cada qual segundo suas obras.
 
Emamanuel
 

sábado, 3 de agosto de 2013

ATIVIDADES DESENVOLVIDAS:

C.E.Cairbar Schutel
      Assistência Espiritual :

       - 2ª Feira às 19:00 hrs. 

            - 3ª Feira às 14:00 hrs.
  

            - Sábado às 17:30 hrs.

     - Preleção do Evangelho
     - Atendimento fraterno
     - Passes

   Escola de Aprendizes do Evangelho à Distância:

É a mesma Escola realizada em sala de aula, só que na linguagem escrita (carta ou on-line) . Seu intuito é atender aos interessados em fazer Escola, mas na condição de impossibilitados reais  de estar dentro de um Centro Espírita vivenciando-a.
(terça-feira)

     Samaritanos:     

Assistência domiciliar levando a mensagem do evangelho e conforto espiritual através de visitas à pessoas doentes, idosos, impossibilitados de comparecer  ao Centro Espírita.
(terça-feira 15:oo horas)

     Escola de Aprendizes do Evangelho:

É um programa organizado para proporcionar a Vivência do Cristianismo como proposta essencial de aperfeiçoamento moral da Humanidade através da Reforma Íntima do ser. Busca a renovação do homem em seus sentimentos, pensamentos e atitudes, proporcionando-lhe experiências de verdadeiro auto-conhecimento e despertamento de seus ideais divinos.
Não se trata de um curso como habitualmente se entende a partir da palavra “escola”, mas sim de um processo de Iniciação Espiritual baseado no Evangelho de Jesus, entendido como a forma mais pura de vivenciar a proposta religiosa do Espiritismo para o Bem da humanidade.

(Atualmente duas estão em andamento: 18ª e 19ª turmas)

    Caravanas de  evangelização e auxílio:

Abrigo de Dependentes de alcool ,  Drogas  e moradores de rua 

     Curso de Médiuns:   (4ª Feira-19:30 hrs)
É a preparação teórico-prática de médiuns em 72 aulas de 90 minutos. Seu objetivo é educar os médiuns para o desenvolvimento e uso da mediunidade voltada para os trabalhos evangélicos tendo como base os princípios da doutrina espírita.

      Evangelização infantil:  (sábado – 9:30 às 10:30)

Tem como objetivo cultivar no espírito da criança desde o alvorecer da vida o entendimento da prática das boas obras, a aquisição da moral cristã e do saber.
Divide-se em Jardim (4 a 6 anos)
Primário ( 7 a 9 anos)
Intermediário ( 10 a 12 anos)

 Mocidade Espírita:  (sábado 9:30 às 11:00 hrs)

Tem por objetivo promover a construção da base religiosa e moral da juventude, preparando o  jovem para assumir uma posição participativa dentro da Doutrina Espírita e do mundo.
(Idades entre 14 a 18 anos)

 Escola de Pais (Sábado das 9:30 às 10:30)

            É um programa de estudos voltado à orientação da família, desenvolvido semanalmente, para os pais que frequentam a evangelização infantil. É uma reunião aberta a diálogos, sem a pretensão de ser um curso  espírita/doutrinador.
  







domingo, 28 de julho de 2013

OLHAR DO BOM JARDINEIRO

Quando estiver num lugar público, observe alguma pessoa, qualquer uma, e acolha-a no seio da sua afeição. Ao olhá-la de maneira crítica, faça-a com o "olhar do bom jardineiro", que enxerga as flores e os frutos que se ocultam na intimidade de cada ser. E mesmo que seja uma pessoa de mau aspecto, cara de malfeitor, cuja presença lhe cause repulsa, lembre-se de que, na intimidade dessa pessoa, do Espírito dela, também vibra a centelha divina do Criador. Pense num cacto sem graça e cheio de espinhos, mas lembrando-se de que em sua intimidade vibra a energia das flores que surgirão mais cedo ou mais tarde e diga mentalmente:
"Que Deus te abençoe e que a Sua luz guie os teus passos vida à fora.  Seja feliz."

 livro:  " Chegou a Hora"  -  Saara Nousiainen
Resultado de imagem para jardim com cáctos

quinta-feira, 25 de julho de 2013

Elementais

Neste  orbe denso que habitamos, podemos traçar duas linhas demarcatórias, separando planos de atividades  espirituais diferentes:
- a dos Elementais
- a dos Espíritos humanos
Tudo no universo se interpenetra e as separações são apenas vibratórias.
Cada plano é habitado pela população espiritual que lhe for própria, segundo o estado evolutivo e a afinidade específica  vibracional de cada uma, As  entidades habitantes de um plano não podem invadir planos de vibração diferentes, salvo quando de planos superiores, que podem transitar pelos que lhe são mais abaixo
Os elementais são seres singulares e misteriosos, multiformes, invisíveis, sempre presentes em todas as atividades da Natureza, além do plano físico.
O ser elemental é vivo e vive no astral. Segundo sua espécie incorpora os pensamentos e as ideias dos homens e as executam, como se fossem próprias. Não distinguem o bem e o mal. São seres em início de evolução.
Encontram-se em toda parte: na superfície da Terra, nas águas, na atmosfera .Executam imenso trabalho junto aos vegetais , animais e aos homens.
(livro: Mediunidade - p.124)

Aliança Espírita Evangélica




 O que é?

Aliança é um ideal de vivência espírita fraternal.


Trevo
 Fazem parte de seu programa:

v  Escola de Aprendizes do Evangelho

v  Assistência Espiritual

v  Curso de Médiuns

v  Evangelização infantil e Mocidade
 
 
 
 
 

 

O que é Psicometria?

Esta forma especial de vidência se caracteriza pela circunstância de desenvolver-se no campo mediúnico uma série de visões  de coisas passadas, desde que seja posto em presença do vidente um objeto qualquer ligado àquelas cenas.
Apresentando-se por exemplo, ao vidente, um pedaço de madeira, poderá ele ver de onde ela proveio, onde foi a madeira cortada, por quem foi trabalhada, de que construção fez parte e tudo o mais que com ela se relacione.
No célebre romance Últimos dias de Pompéia de Lord Litton, foi escrito dessa maneira: tomou de um fragmento de tijolo e, usando-o como polarizador, viu desenrolar-se no seu campo de vidência, todos os acontecimentos ligados à destruição da cidade.
(Mediunidade, Armond.p.55)


quarta-feira, 24 de julho de 2013

CAMINHOS...

E.A.E.

Após a Segunda Guerra Mundial, o Espírito Razin, muito próximo a Edgar Armond e grande colaborador da FEESP, enviou mensagens a ele dizendo que a humanidade ainda estava muito distante da vivência cristã, disse ainda  que o homem não havia compreendido a "Eterna mensagem do Monte". Jesus precisava ser apresentado à humanidade de forma mais objetiva e, com isso, absorver melhor seus ensinamentos, pois como disse Kardec, a humanidade não precisa de outra moral a não ser a do Cristo. E assim em 1950 é criada a Escola de Aprendizes do Evangelho por Armond e Razin.
(No tempo do comandante- p.215)

"Já não é mais o desenvolvimento da inteligência, é a elevação do sentimento, por isso é preciso destruir tudo quanto possa excitar neles o egoísmo e o orgulho."  (A Gênese Cap.XVIII item 5)

O papel do Espiritismo

"(....) Os jornais, os livros, as publicações são meios poderosos de introduzir a luz por toda a parte, mas o mais seguro, o mais íntimo e o mais acessível a todos é o exemplo da caridade, a doçura e o amor."
 Se o  termo religião quer dizer reler ou religar como coloca Agostinho, o papel da religião espírita ou de espiritismo religioso no sentido de religar os sentimentos de seus adeptos a Deus pelo exercício da reforma íntima, da moralização, da caridade, do amar os seus inimigos.
Como Cristianismo Redivivo, explica a origem do homem e o seu destino, de onde viemos, qual a nossa função aqui na Terra, e logicamente o que nos aguarda após após o Sepulcro.
O papel da religião espírita ou do aspecto religioso do Espiritismo, como queiram, é o de preparar os homens para a efetivação de um mundo melhor.
Sabemos que existem religiões e religiões. Religiões são organizações criadas por homens, ainda que, inspirados e honestos na proposta, imperfeitos e compreensivelmente falíveis. Portanto, ter religião é diferente de ser religioso e possuir um sentimento verdadeiramente religioso. Isto é muito bem definido no Espiritismo.
(no tempo do Comandante-p.203)