quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Na transição imperam os contrastes

 

"A época atual é de transição; confundem-se os elementos das duas gerações. Pelos caracteres que lhes são peculiares.

Têm ideias e pontos de vista opostos as duas gerações que se sucedem.

Pela natureza das disposições morais, porém, sobretudo das disposições intuitivas e inatas, torna-se fácil distinguir a qual das duas pertence cada indivíduo.

Cabendo-lhe fundar a era do progresso moral, a nova geração se distingue por inteligência e razão geralmente precoces."   (Livro: A Gênese - Cap. 18  item 28) 

 

Se a nova geração vem mais inteligente, é porque desenvolveu-se no espaço. E no passado? Como estagiavam os espíritos quanto ao progresso intelectual? Talvez o mundo espiritual cresça nas descobertas das ciências também como aqui.  Se as novas gerações se distinguem pela razão, pressupomos que se especializaram antes. Talvez o mundo espiritual esteja alguns degraus acima do material, mas ambos estão em desenvolvimento, aprendendo através das pesquisas e estudos. E gradualmente nos é passado, para que aqui também avancemos.

Vivemos uma época de diferenças entre duas gerações por conta de grandes avanços nas ideias proporcionados pelo desenvolvimento acelerado dos meios tecnológicos e da comunicação. São tão diferenciados que nos dá a impressão de estarmos em mundos diferentes quando vemos a geração 5 G, contrastando com as choupanas primitivas de terra batida de certos países empobrecidos. O progresso moral vai também seguindo seu curso. Muitos já sensibilizados já não compactuam com as torpezas da agressão ao meio ambiente, aos animais. Ficamos indignados com tais brutalidades. Procura-se respeitar as opções sexuais das pessoas,  à cor da pele, a classe social. Estamos alicerçados por leis mais justas dos direitos individuais. Os que fogem a isso, desapercebidos da  época em que estamos, ficam para trás no roteiro civilizatório. 

R.B.L. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário