segunda-feira, 22 de maio de 2017

Em tempos de crise...


Em tempos de crise, é preciso persistir na esperança, no trabalho e na fé, sem nos alienarmos. É preciso manter a capacidade de indignar-se ante as injustiças, as calamidades, a opressão, sem nos deixarmos tomar pela revolta ou pelo desânimo.

É preciso orar, meditar, ouvir música, beber a beleza da natureza, conviver com crianças, gatos, cachorros e passarinhos, para aguentarmos o tranco, para mantermos o pensamento elevado, para conseguirmos permanecer sãos, inteiros e minimamente alegres.

É preciso sonhar sempre, sem perder o rumo. É preciso lutar ainda mais, sem perder as forças. Em tempos de crise, precisamos nos unir, nos apoiar mutuamente, exercer a solidariedade e não a exclusão, a empatia e não a pedra na mão.

É no momento limite de nossas forças que distinguimos as pessoas realmente nobres e generosas, que sabem se doar, mesmo quando têm pouco, daquelas mesquinhas e espinhosas, incapazes até de uma palavra amiga no momento da  escassez. 

Manter a compaixão e a amizade, o companheirismo e a bondade, para não sermos engolidos pelo ódio e pelo desespero, eis o que é preciso para caminharmos além das crises, transformando-as em aprendizado e construção de um mundo melhor!

(Autora: Dora Incontri)

Um comentário:

  1. Muito bom e esclarecedor. Em tempos de crise é fundamental mantermos o bom animo e sermos criativos.

    ResponderExcluir