quarta-feira, 29 de dezembro de 2021

Perpetuidade do ser espiritual

 


Poderíamos pensar: que importa a cooperação e esforços na vida presente,  se não houve um passado ou tão pouco haverá futuro? Tudo se restringe a um curto espaço de tempo? Assim pensando vamos aproveitar o quanto se pode. 

Considerando a perpetuidade das existências, e a eternidade das almas em longa viagem evolutiva, e que cada momento é um degrau para o próximo, se inter dependendo, podemos ir mais além, pensar em um  universo de Leis inexoráveis e justas, em que  galgamos em cada existência um pouco de saber e sensibilidade, estaremos mais compromissados com o bem fazer, os objetivos maiores se ampliam de tal  forma que estaremos unidos no grande plano cósmico divino.  
Vida espiritual e vida material são complementares e necessárias. No entanto uma é transitória, passa se encerrando em um delimitado tempo. A vida do Espírito vai mourejando novos caminhos, cada vez mais largos, mais abrangentes na consciência, nos deveres a cumprir, a inteligência se desenvolve, o ser imortal se enobrece e ganha novas oportunidades de auferir no tempo e no espaço condições melhores, conforme foi sua atuação, seus desejos e realizações.

A proposta é o estudo e a aplicação das leis morais, estabelecidas pelo Criador, a começar pelo  exercício do bem e do amor a nós próprios  ao próximo e ao meio ambiente. 

Livro: A Gênese Cap. 18:16

 R.B.L. 



 

quinta-feira, 13 de maio de 2021

ROTEIRO

 Consideramos a evolução dos seres, comprovamos o  desenvolvimento gradual das formas e da inteligência que é o espírito. Em épocas remotas,  constituíamos insipientes  consciências e aferrados aos instintos da sobrevivência,  mantínhamos  atitudes de destruição de outros seres, a violência as traições a usurpação de terras, era o imperativo  natural. Passados longínquas eras, adquirindo mais, passamos a pensar, mas com a malícia, a astúcia do egoísmo dos ciúmes, da posse, os devaneios da luxúria e concupiscência. Já maduros para compreender as leis maiores foi-nos ensinado os deveres da fraternidade. Mas ainda impulsionados pelos  atavismos ancestrais, muitos se demoram a compor um roteiro diferente, se deixando levar pelas maldades, pela fofoca, ambições várias, ciúmes, invejas, vaidades e orgulho. Deus que tudo fez dentro de Sua perfeição, dá-nos outros tempos de experiências a fim de resgatar erros,  no despertamento da alma que ainda dorme o sono dos prazeres. Podemos supor que a ordem universal é harmoniosa e perfeita, comandada por mãos sábias, poderosas e amorosas.



terça-feira, 9 de fevereiro de 2021

Gênese

 

Não somos uma partícula de Deus. A vida partiu de formas pensamento da divindade, materializando-se em pequenas frações que dariam origem à vida.
A atividade humana se distingue dos seres inorgânicos quanto ao processo bio-químico que foi gradativamente incorporado  nas centenas de milênios,  para após ser também aos poucos imantado o princípio vital que emerge do Cosmo, integrando-se aos vibriões, a iniciar a sua jornada nos reinos da natureza.
Sendo assim, o processo da vida é  lento mas  avança continuadamente, no tempo e no  espaço.
As mônadas  estagiando e absorvendo os elementos, transmutando-se nas diversas granulações, e absorvendo do éter cósmico, emanação de Deus a essência vital, que promoverá o vigor das formas mais simples, vibriões se especializando na complexidade dos reinos para enfim atingir o campo da razão.
Podemos  comparar com a semente que lançada na terra, lá permanece por um tempo, aguardando a umidade, para dilatar, romper a casca, e surgir o broto, no esforço de varar a terra e aparecer aurindo o ar  e o calor do sol, que proporcionando o desenvolvimento de forma a constituir em flores da alegria e frutos das virtudes.

Paz e Luz!

R.B.L.








sábado, 2 de janeiro de 2021

SOB AS ASAS DA SEGURANÇA

 

Sem desespero!
     Reflitamos hoje sobre algo que trás tranquilidade. Se somos feitos para a eternidade e sempre existiremos e temos um Criador perfeito e soberanamente bondoso, nada devemos temer.
     Neste momento de final de ciclo em que seremos  chamados à avaliação  do percurso, seremos convidados à outras experiências,  porém em nada devemos nos perturbar. Tudo corre por conta da maturidade da centelha divina,  que tem o tempo certo para se engrandecer.
     Se formos para casas primitivas, onde o esforço e as provas serão mais ásperas, será o ideal para o despertar os valores enobrecidos, até agora não respeitados,  por não  superar as tendências atávicas  nos desregramentos, tendo de refazer o caminho, já que Deus confere o livre arbítrio.
     Se ficarmos na casa terrena, também encontraremos no princípio algumas dificuldades, para aos poucos ressarcir débitos para que no decorrer dos tempos, quando  a casa higienizada e recomposta, sermos os bem aventurados descrito nos Evangelhos do Senhor.
     Alguns milhares de seres que passaram por essa etapa vencendo os desafios da vida, de forma audaz, se anulando ao mundo das ilusões, desejosos da edificação interior no bem, na moralidade, na humildade e justiça, contribuíram com o próximo na elevação, fazendo reluzir em suas almas doloridas os valores imprescindíveis, poderão partir felizes, sentindo que cumpriram com os deveres da lei maior, e irão em agrupamentos para vivendas mais aperfeiçoadas, orbes ainda mais desenvolvidos, onde as belezas do bem prevalecem, o interesse ao conhecimento das ciências,  das artes  predominam, em  exaltação ao ser espiritual que se ilumina.
     Tudo se encaixa no devido lugar no concerto da movimentação das humanidades.
     De nada devemos temer. Todas as escolas são apropriadas a cada tipo aluno, vencendo etapas vamos progredindo.
     Partícipes da grande família universal, herdeiros das riquezas imortais do Pai generoso, justo e perfeito em suas obras.

Paz e Luz!

R.B.L.