sexta-feira, 1 de maio de 2020

Transformação moral da Terra.


Quando em  “A Gênese” e em o  “Livro dos Espíritos” Kardec falou  que a próxima Era seria a da transformação moral, quis dizer  que de forma geral as pessoas estariam voltadas para o bem individual e coletivo, qualidades essenciais para a permanência no mundo regenerado.
Não mais os desregramentos impensados calcados na imoralidade, no sensualismo nos prazeres superficiais, na insensatez do poder passageiro dos déspotas domésticos e coletivos.
Uma humanidade em que as pessoas estarão voltadas nos sentimentos nobres do bem viver, da mansidão, da justiça em obediência às leis divinas escrita na consciência e na prática da moral evangélica.
No entanto para lograr tal desiderato, se fará necessário múltiplas providências dos emissários do Mestre Jesus, com o recambiamento de multidões que não conseguiram compor em si os predicados  para as exigências vibratórias futuras, já que foi concedido dois milênios de ensinamentos através das escrituras sagradas a que todos tiveram acesso nas várias oportunidades existenciais entre as religiões cristãs espalhadas em todo o mundo, e demais crenças.
Vemos nos textos bíblicos os evangelistas se pronunciarem nos alertando quanto às futuras ocorrências , como  dizem nos Evangelhos de Mt.24:14, Mc. 13:19-20 , Gênese 18:5; Ap. 9:18 e 11:13 e 19 .
Seremos avaliados  em conformidade com  as aquisições  que conseguimos através do esforço do trabalho justo e dos valores morais que elaboramos no decorrer dos tempos.  Supomos através de fatos  hoje registrados, que assustam pela amplitude em que se alastram tais ocorrências, as quais nos fazem refletir sobre como estamos conduzindo a administração social global das populações em cada nação e no mundo. São sinais explícitos de que algo não está de acordo com os códigos das leis divinas, onde a vida de cada ser deve ser preservada  com dignidade.
Os contrastes dos níveis sócios-econômicos entre povos é gritante, nos fazendo acreditar  que estamos em mundos diferentes.
Lembramos das multidões famintas, sem condições de saneamento, educação, liberdade com o de outras regiões planetárias em que a abundância do consumo extrapola as necessidades, se despojando dos bens nas calçadas a fim de trocá-los por simples prazer da compra...
Observamos os regimes totalitários ainda vigente em várias nações, levando povos a se nutrirem das artimanhas políticas interesseiras,  cerceando mulheres, impondo ideologias de fundo  ditatorial impedindo  a liberdade  democrática.
Já temos os sinais nas últimas décadas através das corrupções generalizadas dos representantes do povo, visando não ajusta representação do interesse social, mas a ambição partidária, o ódio entre países do ocidente e oriente, culminando em violências dos ataques de bombas e destruição de prédios, das guerras mundiais e regionais.
A alma do  planeta sente, se manifestando através de terremotos (Haiti, Chile, Filipinas, Japão),  furacões, chuvas destruidoras, derretimento das geleiras nos polos, com a água avançando o litoral das cidades.
A água escasseando devido ao lixo desleixadamente jogado em qualquer lugar, poluindo cidades, rios, levando à mortalidade da vida marinha provocada pelo derramamento de óleo das embarcações que transitam pelos mares.
Somos agora pegos de surpresa pelo ataque invisível do Corona-19, obrigando populações em todo o mundo a se refugiarem em casa, em um isolamento nunca experimentado em todo processo histórico contemporâneo. Tivemos no passado europeu pestes regionalizadas, com grande mortandade também, no entanto no passado não havia os recursos  da ciência farmacêutica  que hoje dispomos.  
De tudo podemos tirar conclusões que levam a reflexão sobre outras formas mais sadias de vivências,  posturas mais adequadas com  a lógica do bom senso a considerar que somos parte de uma grande família, que deve ser solidária em todos os aspectos, e que a dor do outro é problema de todos , a carência do outro é oportunidade de fazermos algo.
Emmanuel nos diz em entrevista  através de Chico :  “ todas as revelações e mensagens, avisos da vida espiritual e manifestações várias, devem  significar para o homem domiciliado na Terra, no presente século a urgência do aproveitamento das lições de Jesus”.
Paz e Luz!
R.B.L.